Páginas

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Half way done!

Nossa, hoje fazem exatamente seis meses que cheguei aqui na Inglaterra! De la pra cá, muuita coisa já aconteceu e ao mesmo tempo não parece que já passou seis meses. Também não posso dizer que parece que foi ontem! hahaha estranho isso.. Morar aqui é muito bom, a vida é muito tranquila e cheia de novas experiências. O frio está presente quase o tempo todo, infelizmente, mas o sol e o calor agora estão aparecendo! Me pego morrendo de calor e quando vejo a temperatura está fazendo 25ºC! =x acho que vou morrer de calor quando voltar diretamente do inverno rigoroso daqui e dar de cara com o calor de Recife em janeiro. Tentamos encontrar sempre algo diferente pra fazer nem que seja um picnic no parque, coisa que não costumamos fazer no Brasil, mas aqui quando o sol aparece não tem coisa melhor do que um picnic! ;D o verão da Inglaterra já rendeu até mergulho no mar gelado de Brigthon, cidade que se localiza no sul da Inglaterra! A temperatura da água era 13ºC no dia, muito gelada, mas depois do primeiro mergulho deu pra aguentar tranquilo! =D



A partir de agora estarei cada vez mais perto do que longe de voltar a morar na minha casa no Brasil. Na verdade é uma sensação estranha porque ao mesmo tempo que quero voltar pra casa, também gosto muito de morar aqui. Tem sido uma experiencia incrível em todos os sentidos..

Aprendi e tenho aprendido muito na universidade daqui (Coventry University), ela tem me mostrado a cada dia um lado muito mais prático da engenharia do que a UFPE me mostrou durante os três anos completos de graduação. Não tenho o que reclamar da minha universidade aqui, de verdade! Além de ser muito moderna como mostrei aqui, ela completa o ensino mais teórico que obtive anteriormente no Brasil. Sinceramente, como ainda não realizei o estágio, tinha pouca ideia do que eu poderia fazer em uma empresa como engenheira antes de ter a oportunidade de estudar aqui. Apenas com duas semanas de aula aqui, minha visão em relação a engenharia mecânica já tinha mudado bastante... o esquema de ensino aqui explorar mais a realização de trabalhos do que provas. Esses trabalhos são na maioria reais projetos de engenharia, situações que realmente poderíamos nos deparar no mercado de trabalho, muito diferente da ideia de estudar para provas com assuntos específicos que provavelmente serão esquecidos um tempo depois da prova. Já tive projetos aqui como por exemplo a seleção de um material para a mola de suspensão de um carro desde a análise das propriedades requeridas até decisões finais envolvendo os preços ou como dimensionamento de um motor de ignição para que ele atinja certa velocidade.

No momento atual não estou tendo aula, mas estou realizando um projeto de verão, que é o equivalente ao trabalho de conclusão de curso deles e espero que consiga utilizá-lo de alguma forma posteriormente. Meu projeto é o dimensionamento de um airbag para o carro da faculdade, o Microcab, para um ocupante fora da posição usual, sem o cinto de segurança. Tem sido bem interessante, as vezes annoying, porque o software que eu estou usando para as simulações (Ls-Dyna) é relativamente novo, nada intuitivo, cheio de funções, e as pessoas só sabem mexer com as funções que já precisaram utilizar alguma vez na vida. Porém, meu orientador é muito interessado e estimulante. Parece que ele adivinha, quando eu tô meio perdida, desestimulada, sem saber o que fazer ele aparece dando uma luz, um caminho que me incentiva a tentar resolver o problema. Meu amigo britânico que faz projeto nessa mesma área que eu também me serve de estímulo. Nos ajudamos bastante e, como já o disse, saber que ele estará universidade fazendo o projeto me encoraja a ir também, como se me lembrasse da responsabilidade que tenho, e o progresso com certeza é mais rápido. Digo isso porque fazemos esse trabalho sem um horário determinado previamente, temos uma reunião a cada duas semanas! Os professores aqui não se importam com quanto tempo dedicamos ao projeto, se tiramos alguns dias de folga ou não, contanto que o objetivo seja cumprido no prazo determinado.

Além do lado profissional, também estou crescendo bastante no lado pessoal. Aprendi a cozinhar coisas além de ovos mexidos e brigadeiro e até gosto das comidas que faço. hauhuahua Meu namorado é que deve está gostando dessa história, ele sempre quis que eu aprendesse a cozinhar. Espero que eu não o decepcione na cozinha. ahuhauahuahau ; A vontade de conhecer o mundo, na verdade, aumentou! =X É muito bom viajar, conhecer lugares e culturas diferentes. Aprendemos muito mais a conviver e respeitar os que estão ao nosso redor; O fato de ser independente, inclusive na questão financeira, realmente me fascinou! O fato de fazer o que eu quiser, na hora que eu quiser, ter as minhas próprias regras, tomar minhas próprias decisões, não tem preço!

Claro que nem sempre tudo é só alegria, as vezes também enfrentamos dificuldades como as imensas saudades e a solidão. Porém, passo por tudo isso com a certeza de que a experiência está valendo muuito a pena. Com a certeza de que faria tudo de novo desde as noites sem dormir preocupada, atordoada, ansiosa com o resultado do Toefl / IELTS (que quem estava por perto sabe que foi um tremendo aperreio todo esse processo que não vem ao caso agora) até a realização desse sonho! Tenho muito a agradecer aos meus pais a minha irmã e ao meu namorado que por nenhum momento deixaram de acreditar em mim, de me dar forças e de me apoiar em todas as decisões que tive que tomar. Sem vocês, eu não teria conseguido. Termino hoje então com esse pensamento:


Até mais! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário